Entre os principais custos de um projeto está o custo de mão-de-obra. Em especial porque, na maioria dos projetos, essa mão-de-obra tende a ser especializada.
Uma vez mais a WBS é conveniente. Quebrando as tarefas do projeto até o nível apropriado, torna-se possível determinar as competências necessárias para cada tarefa.
Há uma relação bem forte entre a competência necessária e o custo médio de um profissional. Com essas informações e a duração de cada tarefa, é possível saber quanto tempo cada profissional será necessário possibilitando uma estimativa de custo de mão-de-obra.
Conhecendo-se ainda o início de cada tarefa e o material (ou equipamento) necessário para cada uma delas, é possível determinar o custo de material e equipamento e desenvolver um plano de compras para o projeto.
Em projetos de duração mais longa, é importante considerar os custos levando em consideração o tempo. Para tanto, é comum usar-se análises tais como Análise do Valor Presente (NPV) ou a Análise da Taxa de Interna de Retorno (IRR).
Tuesday, November 4, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment