Tuesday, November 4, 2008

Definindo o Escopo

Antes de tudo é preciso definir escopo...

Escopo é uma representação tecnicamente viável das necessidades do cliente.

Lembre-se de que nem todo cliente tem muito claro suas necessidades. E, dentre os que têm, nem todos estão aptos a expressá-las em algum tipo de linguagem.

Por conta disso, antes de determinar o escopo, é fundamental "ouvir de forma ativa" as necessidades do cliente.

Ouvir é fundamental mas não basta!! É preciso construir cenários considerando as necessidades do cliente e submeter estes cenários a diferentes situações. Esse exercício conduz o cliente a uma percepção mais ampla de suas necessidades além de reconhecer eventuais contradições e a descobrir novas possibilidades (desejos) antes que sejam gastos recursos e tempo de desenvolvimento.

1) Levantamento de necessidades
O primeiro passo no levantamento de necessidades é descobrir as funcionalidades e características.
Essa é uma boa oportunidade para deixar o cliente "viajar na maionese". Não é o melhor momento pra fazer análise de viabilidade. Quanto mais o cliente falar nesse momento, maiores são as chances de se capturar os desejos mais profundos dele e maiores são as chances de se encantar o cliente com o produto final.

Perguntas que podem ajudar:
- Como você imagina o produto ou serviço (características)?
- O quê você espera que o produto faça (funcionalidades)?
- Como você se imagina usando o produto?
- Quem você espera que use o produto?

2) Classificação das necessidades
Após levantar as características e funcionalidades, é fundamental classificá-las por nível de importância. Possíveis níveis de importância são: crítico, importante, interessante, irrelevante. Não tente classificar sem o consentimento do cliente mas é importante que essa classificação tenha uma data de conclusão.

3) Cenários
Crie cenários com as necessidades do cliente. O exercício do cenário ajuda capturar funcionalidades e características assumidas como sendo óbvias ou que o clinte não consegue imaginar.
Ex.: performance, disponibilidade, necessidade de redundância, segurança entre outros...

O exercício do cenário é ainda uma excelente forma de testar o quanto você entendeu de tudo o que o cliente falou. Se você entendeu tudo errado, ficará muito claro no cenário construído.

O mesmo exercício ajuda ainda a revelar características ou funcionalidades conflitantes. Ex.: Um carro capaz de:
- Levar 10 pessoas mais bagagem
- Viajar a 300 km/h
- Fazer 50 km/l
etc...

Determinação do escopo
Até aqui, cuidou-se do levantamento de necessidades. Uma vez conhecidas, classificadas e testadas as necessidades, é possível falar-se em termos de tarefas necessárias para que as funcionalidades sejam entregues.

Como exemplo, digamos que, após intensas negociações, o cliente aceitou abrir mão das duas últimas funcionalidades do carro (exemplo anterior). Assim, as necessidades do clientes resumem-se a: "Um carro capaz de levar 10 pessoas mais bagagem".

Um escopo razoável para esse projeto não é o carro e sim a seguinte lista de tarefas:
- Desenvolver um carro (capaz de levar 10 pessoas mais bagagem)
- Construir protótipo
- Testar o carro (com 10 pessoas mais bagagem dentro)
- Iniciar produção
- Lançar o carro.

Converter as necessidades em tarefas é um exercíco que ajuda bastante à comprensão do que precisa ser feito.

É fundamental que o cliente concorde que os seus requisitos serão atendidos através da execução das tarefas no escopo.



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