A questão da qualidade é relativamente ampla e pode ser dividida em, pelo menos, dois pontos:
a) Qualidade técnica
A garantia de qualidade técnica, trabalha para que as funcionalidades e características acertadas sejam entregues; evitando-se que o cliente receba um produto inoperante ou em operação parcial.
Para tanto, são realizados os testes de homologação.
b) Qualidade do projeto
Já a qualidade do projeto tenta orientar para que o projeto seja conduzido da maneira correta (se preocupando menos com a qualidade do produto).
Para ajudar a execução de projetos de acordo com as melhores práticas, é comum criar-se formulários e check-lists a serem utilizados ao longo da vida do projeto. Ex.: o termo de abertura do projeto, o descritivo do projeto, o termo de encerramento do projeto, etc...
O uso destes formulários na hora certa pode evitar muitos problemas.
A garantia da qualidade do projeto deve ser um processo natural e não pode ser o ponto mais importante do projeto. É perfeitamente razoável se questionar a utilidade de um campo em um formulário ou do formulário inteiro. Entretanto, esse questionamento deve ser feito no ambiente e no momento certo. Lembre-se que a primeira face da metodologia que todos exergam é um aumento da carga de trabalho.
Ninguém vai ganhar o "Nobel de originalidade" por reclamar de ter que preencher um formulário ou fazer um cronograma.
Voltar para Áreas do Conhecimento
Thursday, October 23, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment