Em termos de recursos humanos, um Gerente de Projeto deveria saber, pelo menos:
- Otimizar o desempenho da equipe.
As pessoas são mais eficientes quando estão satisfeitas. Assim, é importante que elas tenham suas espectativas satisfeitas, estejam bem remuneradas, tenham perspectiva de crescimento, participem do processo decisório e estejam bem informadas do que se passa.
Entretanto, é também muito importante a percepção das pessoas em relação a cada um dos pontos acima. Por exemplo, não basta pagar mais para que um funcionário tenha a percepção de que é bem remunerado.
Algumas ações de recursos humanos são caras (aumento de salário, por ex.) outras nem tanto assim. Ouvir a equipe não custa tanto e tem um impacto positivo além de dar a chance de satisfazer outros desejos (se tais desejos couberem no budget). Um elogio sincero também ajuda bastante.
- Ter a pessoa certa para a tarefa certa na hora certa
As pessoas não nascem prontas. Elas precisam (e podem) ser preparadas. Por conta disso, um inventário com as principais características de cada funcionário da empresa é muito importante. Se a empresa conhece a capacidade de aprendizado, as experiências afins e a vontade de um determinado funcionário em participar de um determinado projeto. Há uma enorme oportunidade de treiná-lo (antes ou "on the job"). Dessa forma, ao final do projeto, além dos lucros proporcionados pelo produto entregue, há ainda um profissional mais capacitado e mais motivado na empresa além da percepção (para todos os outros funcionários) de que "aqui" vale a pena vestir a camisa.
Porém, quando não é possível, nem sempre o projeto pode esperar e o papel do Gerente de Projeto é garantir que o recurso certo esteja disponível na hora necessária (dentro do custo previsto se possível).
Voltar para Áreas do Conhecimento
Thursday, October 23, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment